Alzheimer

Primeiros sintomas da Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma condição neurodegenerativa progressiva que afeta principalmente a memória, o pensamento e o comportamento. Embora muitas pessoas estejam cientes dos sintomas mais comuns, como perda de memória e desorientação, há muitos sintomas menos conhecidos que podem ocorrer nos estágios iniciais da doença.

Entre os primeiros sintomas da doença de Alzheimer, a perda de memória é geralmente o mais evidente e comum. No entanto, a perda de memória nem sempre é fácil de detectar nos estágios iniciais, pois muitas pessoas podem experimentar lapsos ocasionais de memória. Um sinal de alerta é quando esses lapsos começam a afetar a capacidade de realizar atividades cotidianas, como cozinhar, se vestir ou gerenciar finanças.

Além disso, os indivíduos com doença de Alzheimer podem apresentar dificuldades para planejar ou executar tarefas simples, como seguir uma receita ou montar um móvel. Também podem ter problemas para realizar tarefas que antes eram fáceis, como pagar contas ou administrar medicamentos.

Mudanças no humor e na personalidade também podem ser sinais de alerta para a doença de Alzheimer. As pessoas podem se tornar mais irritadas, ansiosas, deprimidas ou suspeitosas. Eles também podem perder o interesse em atividades que costumavam gostar.

Os problemas de comunicação também podem ocorrer nos estágios iniciais da doença de Alzheimer. As pessoas podem ter dificuldade em encontrar palavras, seguir uma conversa ou explicar algo que acabaram de ver ou ouvir.

Além desses sintomas, existem outros menos conhecidos que podem ser indicativos de doença de Alzheimer em seus estágios iniciais. Estes incluem problemas de visão, como dificuldade em distinguir cores ou contrastes, bem como dificuldades na percepção de profundidade. Os indivíduos também podem ter dificuldade para discernir cheiros ou sabores, bem como experimentar problemas de sono, como insônia ou sonolência excessiva.

Os primeiros sintomas da doença de Alzheimer podem variar de pessoa para pessoa, mas é importante estar ciente de sinais de alerta precoces para que possa ser iniciado o tratamento o mais cedo possível. Se você notar quaisquer mudanças na memória, comportamento ou habilidades de comunicação de um ente querido, é importante procurar ajuda médica imediatamente.

Picture of Dr. Pedro Leite

Dr. Pedro Leite

Neurologista com especialização em transtornos do movimento pelo IAMSPE.