O Parkinson é bem conhecido por causar tremores, mas nem todo tremor indica Parkinson. Isso porque existem diversas condições que também podem causar tremores. Conheça alguns exemplos a seguir:
Tremor essencial
É um distúrbio neurológico comum que causa tremores involuntários, principalmente nas mãos, mas também pode afetar a cabeça, voz, pernas e outras partes do corpo. É geralmente uma condição benigna, não ameaçando a vida do paciente.
Distonia
A distonia é um distúrbio neurológico que causa contrações musculares involuntárias, resultando em movimentos repetitivos ou posturas anormais. A distonia pode afetar qualquer parte do corpo e pode ser focal, segmentar ou generalizada.
Tremor de Holmes
O tremor de Holmes, também conhecido como tremor rubral ou tremor cerebelar, é um tipo raro de tremor que ocorre devido a lesões no cérebro, geralmente no tronco cerebral. É chamado de tremor rubral porque a lesão geralmente afeta o núcleo rubro, uma estrutura cerebral importante para o controle do movimento. Os sintomas do tremor de Holmes incluem tremores involuntários em repouso ou durante o movimento, além de rigidez muscular, falta de coordenação e dificuldade para realizar tarefas motoras finas.
Além dos citados, ainda existem muitos outros não relacionados ao Parkinson, por isso o correto é buscar ajuda médica ao invés de se autodiagnosticar.
Você conhece a Doença de Parkinson?
Está tendo tremores constantes? Agende uma consulta!